Troca e Reset da Bateria BMW

Iniciado há 2 meses por BM Walker em Geral, Dicas e Tutoriais

Como proceder com o registro e o reset de uma troca de bateria em um veículo BMW

Corpo

Bimmers!!!

Quando a bateria da sua BM estiver chegando ao final da vida útil irá aparece no painel o aviso de bateria fraca e a necessidade de trocá-la.

Esse procedimento de substituição de bateria tem que ser feito por profissional qualificado e que tenha, no mínimo, um scanner para poder fazer o registro após a troca.

Para não interromper o fornecimento de energia para a BM é necessário utilizar um cabo auxiliar (chupeta) para conectar no polo positivo que existe em baixo do capô do lado esquerdo (geralmente tem uma capa vermelha o protegendo). Com ajuda de um "auxiliar de partida" ou outra bateria conecte primeiro os polos positivos e depois os negativos. Quando terminar desconectar fazendo o procedimento inverso. O polo negativo é um pino de ferro ou qualquer parte de metal da carroceria.

ATENÇÃO: não faça esse procedimento diretamente pela bateria a fim de evitar de queimar o módulo.

A bateria que será trocada (velha) fica localizada no porta-malas da BM (algumas BMs ficam na frente como a X1 F48).

Retire-a e a substitua por outra nova e de mesma amperagem e tipo, por exemplo: 85Ah substitua por outra 85Ah, se for 90Ah substitua por outra 90Ah. AGM por outra AGM.

Após a substituição o aviso de bateria fraca irá desaparecer do painel.

Desconecte o cabo auxiliar fazendo o procedimento inverso.

Com um multímetro veja quanto de tensão o alternador estará enviando de carga para a bateria. Você notará que o alternador estará enviando uma carga maior para a bateria. Essa carga não poderá ultrapassar 15v... caso ultrapasse ocorrerá uma sobrecarga na bateria.

AGORA é necessário fazer o registro da nova bateria. Para esse procedimento faz-se necessário o uso de um scanner automotivo para que o alternador saiba que a bateria foi trocada e recomece um novo ciclo de carga.

Na eventual hipótese da bateria ter amperagem diferente (< ou >) da bateria anterior é necessário, também fazer a codificação do módulo.

Passe novamente o multímetro para constatar que houve uma redução de envio de carga para a bateria nova.

Antes da troca é necessário ter essas informações:

- Amperagem horas (Ah). Isso significa o tempo de consumo da bateria automotiva dependendo do nível de consumo, isso com o nível de carga dela no máximo. Um exemplo de bateria é a Moura M40FD, ela tem 40AH, que é a amperagem, se o seu veículo costuma gastar 10AH por hora, com cálculo simples é possível ver que a bateria vai durar cerca de 4 horas.

- RC (Reserva de Capacidade). Essa sigla representa o teste realizado determinando o tempo que a bateria, com bateria cheia, pode fornecer 25AH até chegar em 10,5V, que é a tensão final, sendo esse tempo em minutos. Basicamente é uma simulação de uso de equipamentos básicos do veículo, caso o alternador pare de funcionar. Usando como o mesmo exemplo da Moura M40FD, o RC dela é de 55, logo 55 minutos ao todo.

- CCA (Cold Cranking Amp ou Corrente de Arranque a Frio). Essa sigla representa a corrente máxima que a bateria vai passar durante o processo de partida do carro. É aqui onde entra a questão da performance do carro, pois quanto maior esse item, melhor, pois é esse fator de desempenho que implica direto na durabilidade da bateria automotiva. Continuando a usar como exemplo a Moura M40FD, ela possui 300 de CCA. Baterias com mesma amperagem podem ter CCA diferentes, logo uma bateria havendo vida útil diferente de outra.

3 Respostas

  • Respondido em há 2 meses

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    Eu troquei minha bateria original a uns 2 anos, não fiz nenhum registro, apenas o procedimento de colocar outra na frente para não apagar o carro.


    A bateria colocada foi AGM 105Ah, a original é 90Ah.


    Quais as implicações por não ter feito o registro?


    Até o momento não tive problemas relacionados a troca.


    mod. BMW 320i F30 2015.

    No seu caso como você colocou uma bateria de maior amperagem o alternador não irá carregar até os 105ah, pois ele não sabe que a bateria é de maior amperagem. Outra o CCA é maior que da bateria original.

  • Respondido em há 2 meses

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    Acredito que o sistema do carro não vai carregar a bateria até os 105Ah porque ele entende que a bateria instalada é uma de 90Ah.

  • Respondido em há 2 meses

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    Eu troquei minha bateria original a uns 2 anos, não fiz nenhum registro, apenas o procedimento de colocar outra na frente para não apagar o carro.

    A bateria colocada foi AGM 105Ah, a original é 90Ah.

    Quais as implicações por não ter feito o registro?

    Até o momento não tive problemas relacionados a troca.

    mod. BMW 320i F30 2015.