Troca e óleo X1 F48

Iniciado há 4 dias por BM Walker em Geral, Dicas e Tutoriais

Câmbio Aisin da X1 F48

Corpo

TROCA DO ÓLEO DO CÂMBIO AUTOMÁTICO DE 8 MARCHAS DA AISIN QUE EQUIPA A X1 F48 APÓS 2016.

Troquei o óleo do câmbio automático e coloquei da marca alemã FUCHS TITAM ATF 4400.

Estava entre o Febi e o Fuchs (antiga Pentosin). Optei pelo Titan ATF 4400, pois esse óleo foi desenvolvido para atender os padrões da Aisin.

Foram 9 litros, porém é possível utilizar 8, pois sobrou. O método utilizado foi a diálise onde o óleo antigo sai para o óleo novo entrar.

Minha BM estavava com pouco mais de 90mil km e o câmbio não apresentava problemas, porém troquei preventivamente, uma vez que não tem muitas informações sobre a troca do óleo do câmbio da Aisin.

Rodei mais de 2mil km e nesse trajeto subi serra, desci serra e utilizei muito o câmbio.

MINHAS CONCLUSÕES:

A mudança nas trocas das marchas está mais fluída e está sendo feita no tempo certo. Antes as trocas eram um pouco antecipadas, ou seja, o câmbio trabalhava com 1 marcha acima.

Outra coisa que percebi foi a economia do combustível... na estrada o motor B48 já é econômico, fazia na casa dos 17km/L. Após a troca passou a fazer 18,5km/L. Utilizo a gasolina premium da Shell Racing.

Em resumo a troca foi positiva!

Quanto ao valor depende de cada local, do óleo a ser utilizado... mas entorno de R$ 1.300,0 até R$ 1.800,00. 

NÃO troquei o filtro desse câmbio Aisin de 8 marchas uma vez que não o encontrei para a venda. O câmbio é lacrado, diferente do câmbio ZF8 que tem o cárter de plástico junto com o filtro.

Quem for trocar utilize óleo de ótima qualidade.

  • Nenhuma resposta. Seja o primeiro a responder!