BMW X1

Iniciado há 2 semanas por BM Walker em Veículos BMW, Série X

X1 modelos, versões e problemas

Corpo

A BMW X1 atualmente tem 3 carroceria: E84, F48 e U11. Tem também a iX elétrica, carroceria I20 (porém não iremos falar dela neste post)

 

1-) Entre os anos de 2010 e 2015 é a carroceria E84 que tem 3 motores:

- 28i motor N52 aspirado 3.0 (2010/2011)
- 20i e 28i motor N20 turbo 2.0 (2012/2015)
- 18i motor N46 aspirado 2.0 (2010/2013)

a) X1 28i tem o motor N52 de 6 cilindros em linha aspirado, tração 4x4 e câmbio ZF6. Tem um dos melhores motores feito pela BMW... pode rodar muitos quilômetros sem apresentar problemas, basta usar gasolina de qualidade, óleo LL-01 e trocar o fluído de arrefecimento a cada 18 meses (motor feito de liga de magnésio)... tem o inconveniente de gastar mais e tem a direção mais pesada. Sempre tem que usar o melhor aditivo para o radiador uma vez que o motor é feito com uma liga de magnésio (magnésio + água = ferrugem).

b) X1 20i tem o motor N20 de 4 cilindros turbo, tração traseira e câmbio ZF8. Motor bem acertado pela BMW... porém por ser turbo irá apresentar problemas na turbina antes de dar problema no motor... tem que usar gasolina de qualidade... tem recall na bomba de combustível e há casos de problema na bomba elétrica que trava aberta e fica ligada consumindo a bateria do carro. É mais econômica e tem a direção mais leve por ser elétrica. A 28i tem a tração 4x4.

Um problema que pode ocorrer no motor N20 é quando não se troca a correia de acessórios que se desgasta com o tempo e começa a desfiar. Caso, nesse mesmo tempo, houver vazamento na junta do cavalete do filtro de óleo (junta que fica entre o cavalete e o trocador de calor) começa a pingar óleo em cima da correia que quebra (desfia) mais rápido e a correia enrrola na polia do virabrequim e pedaços da correia entram dentro do motor e vão para o cárter. Por ser mais moderna é o melhor custo benefício.

c) X1 18i tem o motor N46 de 4 cilindros aspirado, tração traseira e câmbio GM6. Tem problema de vazamentos de óleo nos retentores de válvulas, bomba de vácuo e junta da tampa de válvulas... tem outros vazamentos secundários como junta do filtro de óleo e trocador de calor, válvula do solenoide, orings, diafragma, anel de vedação... após o conserto é só usar combustível de qualidade, óleo LL-01 que dificilmente voltará o problema.

 

2-) Entre os anos de 2016 até 2023 é a carroceria F48, que tem 2 motores:

- 18i motor B38 turbo 1.5 (3 cilindros)
- 20i e 25i motor B48 turbo 2.0 (4 cilindros)

a) X1 18i tem o motor B38 de 3 cilindros turbo, tração dianteira e câmbio automatizado de 7 marchas. Só tenha se ganhar de presente, caso contrário tem opções melhores.

b) X1 20i e 25i, ambas têm o motor B48 de 4 cilindros turbo, esse motor é uma evolução do N20, câmbio Aisin de 8 marchas. A 20i tem 192cv e tração dianteira. A 25i tem 231cv e tração 4x4 sob demanda. Com o tempo ambas apresentam problemas no coxim hidráulico do suporte do motor, nas 2 buchas de cada bandeja, na junta do trocador de calor (lá pelos 80miil km), na válvula de respiro e desgaste prematuro dos pneus. Todos os problemas são fáceis de resolver. A 25i por ter aro 19 e perfil baixo acrescenta trinca nas rodas.

 

3-) Entre os anos de 2023 até os dias de hoje (2024) é a carroceria U11, que tem 2 motores além de ser híbrida:

- 18i motor B38 turbo 1.5 (3 cilindros) 156cv, câmbio automatizado
- 20i motor B48 turbo 2.0 (4 cilindros) 204cv, câmbio automatizado

A carroceria U11 é a mais moderna, robusta e tecnológica das X1. Tem muito pontos positivos e também pontos negativos como os mesmo problemas da geração anterior, acrescentando problemas nos freios (recall), problemas no câmbio automatizado (delay), problemas naturais da tecnologia além de ser refém da tela touch (não tem botões físicos) e problemas de carregamento/autonomia (quem mora em prédio).

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