Etanol na gasolina
Corpo
O aumento para 30% de etanol anidro (E30) na gasolina para as BMs flex não trará grandes consequencias a não ser o aumento do consumo, a diminuição da autonomia, dificuldades de dar partida em baixas temperaturas e aumento da corrozão.
Nas BMs monocombustível terão que ajustar o mapa do módulo da injeção e da ignição, além disso o motor monocombustível sofrerá com o aumento do consumo, a diminuição da autonomia, dificuldades de dar partida em baixas temperaturas, aumento da corrozão e desgastes prematuro e problemas nas peças como vela, bico injetor e bomba.
Os problemas do Etanol anidro são:
a) contém 0,4% de água na sua composição;
b) tem baixo poder calorífico;
c) alto consumo de combustível em relação a gasolina e consequentemente diminuição da autonomia;
d) alto poder corrosivo;
e) entupimento nos bicos injetores;
Futuramente esse percentual irá aumentar para 35% de Etanol Anidro na gasolina. Essa adição foi autorizada pela Lei do Combustível do Futuro (Lei nº 14.993/24, sancionada em outubro de 2024.
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